Projeto será finalizado com chave de Ouro. Visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares

O Projeto Juventude Quilombola chega em um ponto emocionante de finalização. Além do evento de encerramento que será realizado no dia 05 de agosto em Irecê, 25 representantes jovens do projeto farão uma viagem para Alagoas, em visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Uma forma de alimentar o conhecimento sobre sua cultura, história e força, além de comemorar e confraternizar depois de 2 anos de execução das ações previstas.

Esta é uma grande oportunidade para os jovens conhecerem de perto uma reprodução da  realidade que marcou a história de uma raça, de um povo.

 

Aprendendo:

O quilombo, que na língua banto significa “povoação”, era o espaço físico de resistência à escravidão. Fugidos dos cafezais e das plantações de cana-de-açúcar, os negros que se recusavam à submissão, à exploração e à violência do sistema colonial escravista aglomeravam-se nas matas e formavam núcleos habitacionais com relativo grau de organização e desenvolvimento social, econômico e político.

No Brasil, a mais famosa comunidade quilombola foi Palmares, fundada no século XVI pela princesa congolesa Aqualtune, mãe do lendário Ganga-Zumba, e instalada na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Integra, ao lado dos povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), o grupo dos maiores núcleos de resistência negra do País.

Criado no final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo, resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas. Em 1695, foi totalmente destruído, um ano após a morte de Zumbi, assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar Palmares e outros quilombos próximos a ele.bem-vindo