Projeto Juventude Quilombola realiza Oficinas de Estratégia Organização e Mobilização Social em Comunidades Rurais
Com o objetivo de ampliar o acesso de jovens Quilombolas e seus familiares às políticas publicas e serviços sociais básicos, o CAA através do Projeto Juventude Quilombola está realizando Oficinas de “Estratégia de Organização e Mobilização Social, Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas e Participação nos Espaços de Controle Social, Poder e Decisão,” em comunidades quilombolas de quatro municípios do estado.
Entre os dias 28 e 30 do mês passado (setembro de 2015), foram realizadas oficinas em duas comunidades quilombolas. As atividades foram realizadas em Canoão – município de Ibititá/BA (em 28/09), e em Lajedo de Eurípedes, no município de Lapão/BA (em 30/09).
Durante o evento, houve um amplo debate em torno da participação social, uma vez que a mesma esteve presente nas mais variadas formas de manifestações em que houve conquistas de direitos sociais, como na luta das mulheres contra a discriminação e pela conquista de direitos, na luta dos povos negros, nas eleições, nas organizações dos estudantes, dos trabalhadores e em outros diversos espaços.
Durante as oficinas foram trabalhado assuntos de interesse da população local, e citado à importância dos conselhos, das conferências, das ouvidorias, e da participação de todos nos espaços de controle e poder de decisão.
As oficinas desenvolvidas fazem parte das atividades do Projeto Juventude Quilombola que é realizado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), em parceria com a Petrobras. Oficinas como essa ocorrerão em outras comunidades beneficiarias do projeto.
Confira os locais das próximas atividades: