Projeto Juventude Quilombola inicia processo de construção de Cozinhas Comunitárias
Já começou o processo de construção das cozinhas comunitárias em três comunidades beneficiaria do projeto juventude Quilombola, a previsão é que em 20 de novembro – data em que se comemora o dia da consciência negra, uma das cozinhas seja inaugurada.
Foram iniciados o processo de construção de cozinhas nas comunidades Canoão, Batatas e Pedra Lisa no município de Ibititá. Nas outras comunidades dos municípios de Lapão, Canarana e Barro Alto, onde também possuem comunidades beneficiarias do projeto, em breve começará as construções.
Em Pedra lisa – município de Ibititá, já havia uma cozinha que não estava sendo utilizada. Através do projeto, foi realizada uma reforma no local e está sendo comprados novos equipamentos, agora, a previsão é que seja inaugurado ainda esse mês, na comemoração do dia da Consciência Negra que ocorrerá na comunidade.
Um dos objetivos específicos do Projeto Juventude Quilombola (desenvolvido pelo Centro de Assessoria do Assuruá – CAA com o patrocínio da Petrobras) é potencializar as Unidades Produtivas Familiares e os Empreendimentos Econômico e Solidários de 200 Jovens de Comunidades Quilombolas a partir da produção agraecológica e beneficiamento dos produtos da agricultura familiar.
Para atingir esse objetivo são implantadas infraestruturas produtivas nas comunidades e as Cozinhas Industriais Comunitárias são uma das principais infraestruturas que estão sendo construídas para os jovens.