Jovens Quilombolas do Território de Irecê participam da 1ª Conferência de Juventude Rural do Estado da Bahia

Um grupo de sete jovens de Comunidades Quilombolas do Território de Irecê participou nos dias 15 e 16 de outubro, da primeira Conferência de Juventude Rural, ocorrida em Feira de Santana/Ba. O evento teve dentre os principais objetivos, elaborar propostas destinadas à construção do Programa de Juventude Rural para a Bahia e a contribuir com o Plano Nacional de Juventude e sucessão rural do governo federal, com a perspectiva de aproximar a juventude rural das políticas públicas, facilitando e promovendo o seu acesso.

IMG_6598

1ª Conferência Estadual de Juventude Rural| Foto: Romilson Joaquim

Durante o evento os jovens quilombolas que estiveram representando o Território de Irecê participaram intensamente dos debates, apresentaram propostas voltadas para a juventude camponesa, e garantiram duas vagas para participarem e representarem os jovens rurais do estado na 3ª Conferencia Nacional que ocorrerá no mês de dezembro em Brasília.

IMG_6889A jovem Raquel da Comunidade Quilombola de Batatas – município de Ibititá, foi escolhida como delegada para representar o Território de Irecê na Conferência Nacional, e Andréia da Comunidade Quilombola de Lajedo de Eurípedes no município de Lapão, foi eleita como observadora para representar os Jovens Quilombolas do estado.

Perguntada sobre o que achou do evento, Andreia diz que foi muito importante, pois segundo ela, essa foi a primeira vez que participou de uma conferência e nesse evento ela aprendeu muito a valorizar as outras culturas, a conhecer novas pessoas, novos hábitos e costumes. “Eu quero agora, aprender cada vez mais, e levar para minha comunidade os conhecimentos adquiridos, falar para eles sobre a importância que tem essa conferência, mostrar que dá para cada um participar, correr atrás de projetos bons, e ter mais interesse e esforço para a melhoria da comunidade, argumenta.” Sobre a expectativa em relação a Conferencia Nacional, Andreia diz que está muito ansiosa para ir representar os jovens quilombolas do estado e aprender cada vez mais.

 A 1ª Conferência Estadual de Juventude Rural, integrante da etapa baiana da 3ª Conferência Nacional da Juventude, foi realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e teve como tema ‘As várias formas de mudar o Campo com a Juventude Rural’. O evento contou com a presença de mais de duzentos jovens dos Territórios de Identidade do estado. Entre elas estavam Jovens de Comunidades Tradicionais, Quilombolas, Indígenas, jovens inseridos em sindicatos, Associações, Movimentos Sociais, ONGs, Escolas Agrícolas e de diversas organizações sociais.

Durante o evento houve importantes debates em torno das Políticas Públicas voltadas para a Juventude Rural. Divididos em vários eixos temáticos os jovens apresentaram propostas, votaram e elegeram as melhores para serem apresentadas na Conferência Nacional que ocorrerá em dezembro.

Nos eixos temáticos foram trabalhados importantes temas como: “Direito a Cidadania, à Participação Social e Política e a Regularização da juventude, à Saúde, à Educação, Profissionalização, ao Trabalho, à Renda, à Diversidade e à Igualdade. Também foi discutido e elaborado propostas sobre Direito ao Território e à Mobilidade, ao Desporto e ao Lazer, a Sustentabilidade a ao Meio Ambiente, a Segurança Pública e ao Acesso a Justiça, e Direito a Comunicação e a Liberdade de Expressão.”

Propostas da plenária

Dentre as propostas apresentadas estão:

Fomentar projetos produtivos específicos, incentivando e capacitando a juventude rural para a produção, beneficiamento, comercialização, e extensão dos cursos técnicos, tecnólogos, graduação, pós-graduação com bolsa de auxilio, nos municípios de todos os territórios para a formação da juventude rural;

Garantir o acesso e o efetivo cumprimento dos direitos trabalhistas no campo, dotando os órgãos fiscalizadores com estruturas necessárias, inclusive realizando concursos públicos;

Desburocratizar e divulgar as políticas de acesso ao credito, viabilizando uma politica pública de estruturação produtiva, assegurando a terra, regularização fundiária e agrária, água para o consumo humano e para a produção, habitação rural, energia elétrica, e fomento coletivo e solidário para a juventude rural;

Criação de Rádios Comunitárias nas Comunidades rurais com programas específicos para a juventude, e diversas outras propostas.

As propostas foram apresentadas durante as discussões nos eixos temáticos, cada eixo elegeu três propostas que foram apresentadas e aprovadas pela plenária. Agora os jovens irão defender as propostas apresentadas, na Conferência Nacional.