GT Quilombola se reúne para reanimar discussões no Território de Irecê
Na manhã do dia 17 de Março, jovens lideranças de comunidades quilombolas participantes do Projeto Juventude Quilombola, patrocinado pela Petrobras, membros do Conselho e do Grupo de Trabalho (GT) Quilombola, além de membros da diretoria colegiada do Território de Identidade de Irecê, se reuniram na sede regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Irecê, para reanimar as atividades e as discussões do GT quilombola na região.
A reunião, que contou também com a participação do diretor colegiado do Território, Valternei Dourado, buscou reaproximar os atores sociais envolvidos com as questões quilombolas, se alinhando com a nova composição do colegiado territorial definida no ano passado. Outro objetivo foi introduzir a atuação do projeto Juventude Quilombola, implementado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), na dinâmica de fortalecer as instâncias de debate territoriais, que estavam interrompidas por falta de recursos para custeio das atividades desde 2012.
O coordenador do projeto, Cesar Damásio, reforçou a necessidade de reanimar os processos de articulação territorial, envolvendo a juventude como protagonista. “A renovação geracional é fundamental, pensando na continuidade das lutas das comunidades. Os jovens que aqui estão tem tudo para assumir daqui para frente o papel de lideranças comunitárias, articuladores territoriais e para isso, promover o empoderamento através desses espaços é mister na nossa atuação”, afirma.
Entre discussões sobre as problemáticas das comunidades quilombolas no território e a reanimação do GT, a atividade propôs um planejamento e pautas para novas reuniões a serem realizadas mensalmente. Em Abril, o foco será a discussão e o planejamento do Seminário que será realizado pelo Juventude Quilombola no mês de Maio.