Atividades culturais desenvolvidas pelo Projeto Juventude Quilombola marcam o Novembro Negro
O projeto Juventude Quilombola desenvolvido pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) com o patrocínio da Petrobras, realisou durante os dias 20, 21 e 22 deste mês, uma série de atividades culturais, referentes ao dia da Consciência Negra, em comunidades quilombolas dos municípios de Ibititá, Canarana e Barro Alto.
No dia 20 foram realizadas atividades culturais na Comunidade Quilombola de Pedra Lisa, município de Ibititá; no dia 21 as atividades foram desenvolvidas em Lagoa Funda – município de Barro Alto, e no domingo (22) houve programação na comunidade Brejinhos, localizado no município de Canarana.
Nos eventos desenvolvidos houve apresentações culturais como capoeira, jogos de futebol, danças, candomblé, poesias, e canções.
Para as comunidades, esse foi o momento de afirmar a importância da Consciência Negra, fortalecer o debate em torno do desenvolvimento das comunidades quilombolas e lembrar importantes lideranças negras que lutaram pela liberdade de seu povo no país, a exemplo de Dandara, Zumbi dos Palmares que foi assassinado nessa data, e tantas outras figuras que travaram importantes batalhas em defesa de seu povo.
Além das falas e das apresentações culturais realisadas pelos jovens, houve show com a cantora Neide Vital que animou as três comunidades levando a música afro-brasileira para a população e agitando a juventude local.
Segundo os relatos, os jovens gostaram bastante do evento, e muitos participarão das atividades que ocorrerão nas outras comunidades, pois as atrações culturais realisadas pelo Projeto Juventude Quilombola ainda não terminaram, na próxima sexta (27) e no sábado (28), haverá mais atividades. Agora é a vez das comunidades Canoão em Ibititá e Lajedo de Euripedes em Lapão. Nessas duas comunidades quilombolas também haverá atividades culturais referentes ao Novembro Negro.