Após Capacitações em Agroecologia, equipe do Projeto Juventude Quilombola dá assistência técnica nas Comunidades

Realizadas em sete comunidades de município do Território de Irecê, as Capacitações em Produção Agroecologica e Agricultura Familiar, preparou jovens para trabalharem de forma sustentável, gerando renda, porém em equilíbrio com a natureza. Durante as atividades os jovens debateram sobre agroecologia e produziram canteiros econômicos, agora estão tendo assistência e acompanhamento técnico pela equipe do projeto.

20150819_144016 - CópiaSempre empenhada em desenvolver um bom trabalho a equipe que integra o Projeto Juventude Quilombola desenvolvido pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) em parceria com a Petrobras, está reunindo todos os primeiros dias úteis da semana, para organizar a agenda e desenvolverem o planejamento semanal. A equipe divide as tarefas entre os técnicos e todos os grupos de jovens das comunidades tem assistência durante um dia por semana.

O projeto tem como principal objetivo gerar renda e oportunidade de trabalho para jovens rurais em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social de comunidades dos municípios de Barro Alto, Ibititá, Canarana e Lapão – todas localizadas no Território de Irecê (BA).

As comunidades em que há grupos de jovens assistidos pelo projeto são: Lagoa Funda e Volta Grande (Barro Alto-Ba), Brejinhos e Lagoa do Zeca (Canarana-Ba), Batatas, Canoão e Pedra Lisa (Ibititá-Ba) e Lajedo de Eurípedes (Lapão-Ba). Ao todo são oito comunidades quilombolas inseridas e 200 jovens organizados em grupos e associações comunitárias envolvidos no projeto.

Por meio de processos transversais de comunicação, educação popular e mobilização social, o Projeto Juventude Quilombola tem proposto a valorização das dimensões históricas, sociais, étnicas e raciais da juventude envolvidas nas ações.