Quem participa?
O Projeto Juventude Quilombola atingirá diretamente 200 jovens Quilombolas de 16 a 29 anos pertencentes a oito Comunidades Quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares nos Municípios de Barro Alto, Canarana, ibititá e Lapão, no Território de Irecê, Semiárido baiano.
Os participantes, selecionados a partir de diagnósticos participativos, estão organizados em grupos e associações nas seguintes comunidades:
- Lagoa do Zeca (Canarana),
- Lagoa Funda (Barro Alto),
- Pedra Lisa (Ibititá),
- Canoão (Ibititá),
- Batatas (Ibittá),
- Volta Grande (Barro Alto),
- Brejinho (Canarana) e
- Lagedo de Eurípedes (Lapão)
Além do jovens, a equipe do CAA procura, através de instrumentos metodológicos e de planejamento inclusivos, promover atividades abertas e pautada pelo diálogo constante. Para tanto, se busca reforçar as capacidades e dinâmicas locais, integrando planos e dinâmicas locais, poderes públicos e entidades da sociedade civil organizada.
Nesse âmbito, a participação das lideranças das comunidades, dos jovens participantes diretos da ação e demais parceiros são garantidas em todas as etapas do Projeto. Os representantes das comunidades participaram da elaboração da proposta e serão implantados instrumentos e espaços coletivos para qualificar a participação dos mesmos durante a execução dos projetos. Para isso será criada uma coordenação colegiada do projeto composta por representantes das comunidades participantes, parceiros locais e equipe executora, que será responsável pelo acompanhamento da gestão financeira, planejamento, monitoramento e avaliação das ações do projeto e controle social de todo o processo.