Jovens Quilombolas do Território de Irecê participam do I Diálogo de Concertação com a Juventude Rural da Bahia

Foto: Romilson Joaquim

Foto: Romilson Joaquim

Representantes de grupos de jovens beneficiários do Projeto Juventude Quilombola desenvolvido pelo CAA com o patrocínio da Petrobras, participaram na quarta feira 15/07 do “I Diálogo de Concertação com a Juventude Rural da Bahia” em Salvador.

O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no auditório da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e teve como objetivo dialogar com a juventude rural da Bahia sobre as Políticas Públicas existentes para este segmento populacional, aproximar os jovens dessas políticas e ouvir demandas imediatas para construção de uma Política Estadual para Juventude Rural da Bahia.

Durante o encontro foi apresentado os diversos setores da SDR, como a Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (Sutrag), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de IMG_1862Desenvolvimento Agrário (CDA) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Cada representante dos setores citados, falou sobre sua função, sobre as dificuldades enfrentadas, e suas propostas para a juventude rural.

Os jovens do Projeto Juventude Quilombola ficaram atentos às políticas apresentadas para a juventude, e às informações expostas pelos representantes das secretarias presentes no local.
No encontro, houve a participação de jovens representantes de movimentos sociais como o MST, MPA, Indígenas, Levante Popular da Juventude, MLT, Fetag, FTL, Fetraf, Pastoral da Juventude Rural, entre outras lideranças de movimentos sociais e representantes de organizações não governamentais.

Durante as apresentações, o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do evento e da necessidade de construir uma política para a juventude rural que levem em conta as especificidades de todos os segmentos, priorizando e ampliando os espaços e possibilitando a permanência dos jovens no campo, com acesso a educação, projetos de inclusão produtiva e ações necessárias para garantir a qualidade de vida desse público.

O secretário falou das conquistas adquiridas nos últimos doze anos e sobre os projetos em disputa existentes no país, citou que a classe burguesa está irritada com as conquistas adquiridas por índios, pobres e negros. “Eles estão machucados em ver índio na Universidade, em ver Negro na Universidade, isso machuca bastante,” argumenta Jerônimo.

Durante o evento, houve uma intervenção do Levante Popular da juventude e do Movimento dos Pequenos Agricultores, os jovens exibiram uma faixa da campanha permanente contra o uso de agrotóxico e entregaram uma carta apresentando propostas aos secretários e representantes das entidades presentes. Eles solicitaram que todo o fornecimento de alimentação dos restaurantes universitários do Estado da Bahia seja proveniente da agricultura camponesa.

No evento, houve também, a participação de representantes do MDA, do Incra, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Planejamento (Seplan), e da Superintendência de Educação Profissional e Educação Básica.

__________________

Fotos de Jovens Beneficiários do Projeto Juventude Quilombola no I Diálogo de Concertação com a Juventude Rural da Bahia