CAA promove Capacitação em Agroecologia para jovens Quilombolas

Equipe técnica do Projeto Juventude Quilombola está realizando Capacitação em Produção Agroecológica e Agricultura Familiar para jovens de Comunidades Quilombolas em municípios do Território de Irecê. Nos dias 13 e 14 de agosto (quinta e sexta), foram realizadas oficinas na Comunidade de Volta Grande, município de Barro Alto/BA. Durante as atividades foi discutido a importância da agroecologia e sua necessidade para o convívio com a natureza.

Capacitação em Produção Agroecológica e Agricultura Familiar  Foto: Romilson Joaquim

Capacitação em Produção Agroecológica e Agricultura Familiar | Foto: Romilson Joaquim

No primeiro dia de capacitação, foram trabalhadas as técnicas de cultivo agroecológicas através de uma metodologia envolvente, em que todos expuseram seus conhecimentos em relação ao cultivo da terra, ficando claro que a agroecologia leva em consideração o solo, as plantas, os animais, a água, o ar, o ser humano e a vida como um todo.

Já no segundo dia, ao lado de uma Cisterna Calçadão – erguida a partir de recursos do projeto Juventude quilombola, foi desenvolvida oficinas de construção de canteiros econômicos.

IMG_3672As atividades estão sendo realizadas em oito comunidades de municípios do território de Irecê. Além da comunidade Volta Grande, foram realizadas capacitações nos dias 07 e 08, nas comunidades Lajedo de Eurípedes (Lapão-Ba) e Pedra Lisa (Ibititá-Ba). Nos dias 09 e 10, as capacitações foram desenvolvidas em Lagoa do Zeca (Canarana-Ba), e nos dias 16 e 17 (domingo e segunda), serão realizadas oficinas nas comunidades de Batatas e Pedra Lisa (Ibititá-Ba). Em Brejinhos (Canarana-Ba) e Canoão (Ibititá-Ba), as atividades ainda serão marcadas.

O projeto Juventude Quilombola é executado pelo CAA – Centro de Assessoria do Assuruá, através de patrocínio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, e propõe, por meio de processos transversais de comunicação, educação popular e mobilização social, a valorização das dimensões históricas, sociais, étnicas e raciais da juventude envolvidas nas ações. O projeto visa também fazer com que os jovens possam comercializar sua produção e deste modo dar os primeiros passos rumo à sua independência financeira.