Seminário Territorial e Oficina de Capacitação de ACAs e ACRs
Publicado em: 8 de novembro de 2018

O CAA realizou nos dias 30 e 31 de Outubro de 2018 o primeiro Seminário Territorial do 2º ano de execução do projeto de assistência técnica para empreendimentos rurais, uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. O evento de dois dias foi realizado no auditório da Codevasf em Irecê, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas, dentre elas líderes comunitários, presidentes de associações, agentes comunitários rurais – ACRs, e agentes comunitários de apicultura – ACAs.

O seminário teve como objetivo avaliar, validar e reorientar as ações desenvolvidas pelos/as ACR’s e ACA’s e pelo CAA, assim como buscar encaminhamentos coletivos que ajudem os de grupos beneficiários a se organizarem em redes auto colaborativas e alcançarem os indicadores de resultados previstos nos Planos de Negócios (para os empreendimentos de Acesso à Mercado) e também nos Planos de Trabalhos dos Subprojetos socioambientais.

Será realizado mais um seminário no decorrer do 2º ano e mais dois seminários no 3º ano de execução do projeto.

Também foi realizada nos dias 06 e 07 de Novembro, dentro do escopo do projeto citado, a Oficina de Capacitação dos ACRs e ACAs contratados pelas associações beneficiárias dos empreendimentos. Realizada no escritório do CAA em Irecê, a oficina contou com a participação de cerca de 15 agentes, que trocaram informações e receberam orientações da equipe prestadora de ATER para as atividades a serem desenvolvidas no campo.

O objetivo é realizar a preparação dos  ACRs e ACA’s para as suas atividades de campo, além de monitorar os seus desempenhos, avaliar e reorientar as suas atividades entre uma e outra oficina e fazer formação continuada desses jovens para que cumpram serviços de qualidade junto aos/as agricultores/as e alcancem os resultados previstos no Plano de Negócio do Empreendimento (para empreendimentos de Acesso a mercados) e os resultados esperados dos projetos socioambientais.

Segundo o assessor pedagógico do CAA Cesar Damásio, “o Seminário é um instrumento importante para afinar as percepções do andamento do projeto, que está entrando numa fase do planejamento, oportuno para avaliar o caminho trilhado no ano corrente e planejar  o segundo ano, sempre buscando o melhor desenvolvimento possível da nossa atuação com a Ater, como parte importante desse conjunto de medidas  e investimentos do Bahia Produtiva. Uma outra ação de grande importância é a Oficina de ACA’s e ACR’s, em que avaliamos  qualitativa e quantitativamente o desempenho dos agentes comunitários, com o auxílio de planilhas de munitoramento desenvolvidas para acompanhar o custeio, receita bruta e o  objetivo final da receita liquida. Tudo isso, além de pensarmos as ações conjuntamente, num planejamento estratégico que possa resultar na melhoria da gestão das UPF’s,  capacitando-os para desempenhar esse papel fundamental nas comunidades com os beneficiários diretos do projeto.”

Ainda serão realizadas outras duas oficinas no decorrer do 2º ano e mais três no ano seguinte.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br