O CAA inicia a execução do Projeto ATER Biomas
Publicado em: 6 de fevereiro de 2023

 

1ª reunião do Projeto ATER Biomas

O CAA realiza a primeira reunião com a equipe do novo Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que se inicia neste mês de Fevereiro com encontros com parceiros, mobilização das comunidades e diagnósticos coletivos.

O Projeto é financiado pelo Governo do Estado da Bahia através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e irá atender 540 agricultores familiares dos municípios de Lapão, Ibipeba, Ibititá, Presidente Dutra e Uibaí durante quatro anos.

As atividades do projeto preveem visitas de assistência técnica nas Unidades Produtivas Familiares (UPF), diagnóstico participativo, elaboração de planos produtivos, cursos de capacitação para os pequenos agricultores e intercâmbios de experiências, além de auxiliar os beneficiários no acesso a outras políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

O foco do projeto é o desenvolvimento sustentável e manutenção dos recursos naturais do bioma da caatinga através de técnicas da agroecologia, práticas de convivência com o clima semiárido, produção de alimentos orgânicos e promoção da segurança alimentar e nutricional. O objetivo principal é fortalecer a agricultura familiar sem prejudicar o bioma, garantindo uma produção agrícola sustentável além de trabalho e renda para as comunidades rurais.

A equipe de execução do projeto é formada por engenheira agrônoma e técnicos/as em agropecuária com vasta experiência em agroecologia. Para a eng.ª agrônoma Rosângela Macedo, coordenadora do projeto, a ação é importante pois “com a assistência técnica e extensão rural o agricultor recebe conhecimento mais aprofundado, ou seja, aprende através das orientações passadas pelo técnico o manejo adequado de suas produções, o que resulta em rentabilidade para a sua família, além de garantir segurança alimentar para todos os envolvidos, já que nosso foco é trabalhar com desenvolvimento sustentável e mostrar que é capaz produzir e ter renda com a agricultura familiar. Então a BAHIATER em parceria com o CAA trazem essa proposta, primeiramente desmistificar a imigração para cidades grandes e beneficiando os pequenos agricultores, incentivando a viver melhor”.

Com mais este projeto o CAA continua firme na sua missão de levar cidadania e desenvolvimento rural sustentável para os povos do sertão baiano, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da sociedade, garantia dos direitos universais e ampliação das políticas públicas para o meio rural.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br