O Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Território de Identidade de Irecê – Bahia se reuniu nesta terça feira 18 de agosto, e realizou alterações no regimento interno do território. A reunião ocorreu na sede da Codevasf (Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Irecê.
Durante o evento foi feitas alterações no regimento interno do Colegiado, foram retirados nomes de instituições que, seus representantes, não têm comparecido às assembleias, e inseridos nomes de outras instituições. Durante a alteração do regimento, também foi criado o GT (Grupo de Trabalho) de juventude.
No momento da aprovação do GT de Juventude, Cezar Damázio (Cezinha) – coordenador do Projeto Juventude Quilombola (projeto desenvolvido pelo CAA, com o Patrocínio da Petrobras), falou sobre a importância da juventude participar do fórum de debate: “Que agente se desperte para possibilidade de renovação, de oxigenação do nosso próprio foro, que é colocar novos entes participativos e com certeza fortalecer o processo” argumenta Cezinha.
Para Cesar, é importante trazer todos os atores sociais que tenha interesse e identidade ligados às discussões do povo negro, quilombolas, e todos os povos tradicionais, para debater as pautas governamentais, acessar as políticas ou organizar as comunidades para participarem melhor e tornarem conhecedores de todo o processo.
O evento contou com a presença de representantes de movimentos sociais, representantes de comunidades tradicionais e representantes de instituições da Sociedade Civil e do Governo, que compõe o colegiado territorial.