Números alarmantes do Rio São Francisco preocupam técnicos
Publicado em: 12 de julho de 2016

 

chesf-sobradinho

A situação hídrica do Rio São Francisco é conhecida, embora ainda seja tão negligenciada.  Mesmo com todas as ações previstas e as já executadas na tentativa de salvamento do rio, nenhuma atitude real ainda foi tomada de maneira a resolver a problemática.

As autoridades do setor elétrico mineiro (Cemig) adotaram política de gestão nas defluências de Três Marias, com o propósito de auxiliar na manutenção da vida das lagoas marginais do Rio São Francisco, bem como na recuperação volumétrica da represa de Sobradinho. O percentual volumétrico da represa de Sobradinho continua despencando, passando de 23,80% para 22,60% de seu volume útil. A represa, hoje, ainda continua com seu percentual volumétrico um pouco melhor do que aquele verificado em igual período do ano anterior (atualmente 22,60% – ano anterior 19,60%). O ano de 2016 está confirmado como seco e de enormes preocupações, principalmente no tocante à geração de energia no complexo da Chesf, pois, segundo previsões de especialistas, se mantida essa tendência de afluência e defluência, a represa de Sobradinho chegará a NÍVEL ZERO em 151 dias, ou seja, em final de novembro deste ano de 2016.

No começo deste mês, os números de vazão do Velho Chico chegaram aos números alarmantes de 421 m³/s e 345 m³/s. As vazões afluentes do Sobradinho estão praticamente na metade do volume considerado bom, de 800 m³/s. Isso já é visto como um provável colapso da represa, cujo consumo descontrolado dessa água acarretará na exaustão dos afluentes.

Há uma enorme preocupação por parte dos técnicos de que, caso a situação do São Francisco permaneça nesta penúria hídrica, em Novembro deste ano já estejamos em estado de alarme. Baseados nisso, representantes da ANA, Cemig e CHESF já se mobilizaram na tentativa de soltar mais água de Três Marias e reduzir a vazão de Sobradinho, na tentativa de amenizar os impactos tão catastróficos que estão sendo esperados.

Fonte: http://www.suassuna.net.br/2016/06/situacao-volumetrica-dosreservatorios_30.html

Foto: Reprodução CHESF

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br