Na oportunidade, o secretário comemorou a marca de mais de 107 mil cisternas construídas na Bahia, de 2007 para cá. “Em um ano e meio, a nossa secretaria, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, implementou 25 mil tecnologias de acesso à água de consumo e produção, isso significa dizer que a cada 30 minutos uma cisterna é construída na Bahia, e essa marca muito me orgulha`, afirmou o secretário, que assumiu o compromisso de ampliar a implementação de cisternas no município e região.
O seminário foi realizado pela Associação de Familiares Camponeses da Bahia – ASFAB, entidade conveniada da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, para implantação de tecnologias sociais de acesso à água, na última quinta-feira (30), no município de Malhada de Pedras, com o tema: “Tecnologia Social, implementações que vem transformando o semiárido”. O evento contou com a participação de centenas de agricultores, líderes comunitários e políticos da região.
Durante o evento, foram apresentadas tecnologias que têm proporcionado uma melhor qualidade de vida ao pequeno agricultor rural principalmente no que se refere à captação de água, e divulgado, através de vídeos documentários, os trabalhados desenvolvidos pela ASFAB com depoimentos de famílias beneficiadas através dos projetos desenvolvidos em parceria com o governo.
Participaram do encontro os representantes da ASFAB, Evânio Oliveira e Márcio Aguiar; Mário Jacó, representando a ASA; Joselito Cardoso, da Ceforc; Kamila Santos, Coordenadora de água para o Desenvolvimento Rural da Bahia, da SDR; Anhamona de Brito, Superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS; Iara Icó, Assessora de Planejamento da SJDHDS; Karelly Moreno, Assessora Especial da SJDHDS; entre outros representantes de entidades parceiras da secretaria de Justiça Social.