Equipe técnica do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) desenvolverá Oficinas de Agroecologia para jovens beneficiários do Projeto Juventude Quilombola em comunidades dos municípios de Barro Alto, Ibititá, Canarana e Lapão. As oficinas serão desenvolvidas aos finais de semana e começam a ser realizadas nessa sexta feira 07 de agosto.
Serão desenvolvidas Oficinas de Agroecologia em oito Comunidades Quilombolas e envolverá em torno de 200 jovens organizados em grupos e associações comunitárias beneficiárias do projeto.
Nesta sexta feira 07, e no sábado – 08 de agosto, haverá oficinas nas comunidades: Lajedo de Eurípedes (Lapão-Ba) e Lagoa Funda (Barro Alto-Ba). Nos dias 09 e 10, as oficinas acontecerão na comunidade Lagoa do Zeca (Canarana-Ba). Nos dias 13 e 14, em Volta Grande (Barro Alto-Ba), e nos dias 16 e 17 as atividades ocorrerão em Batatas e Pedra Lisa (Ibititá-Ba). Nas comunidades Canoão (Ibititá-Ba) e Brejinhos (Canarana-Ba), as atividades ainda serão marcadas.
As oficinas fazem parte das atividades do Projeto Juventude Quilombola que é executado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), e conta com o patrocínio da PETROBRAS.
O principal objetivo do projeto é promover a geração de renda e oportunidade de trabalho para jovens rurais em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social de comunidades Quilombolas de municípios do Território de Irecê, Região Semiárida do Estado da Bahia, através da inclusão sócio educativa nas unidades produtivas e familiares nos Empreendimentos Econômicos e Solidários de suas comunidades.
Para atingir esse objetivo são valorizados os potenciais das atividades desenvolvidas pelas associações das comunidades, e o CAA busca a inserção dos jovens a partir da constituição e fortalecimento de Grupos visando garantir a produção, beneficiamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar, garantindo um comércio justo e solidário de suas produções.