Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas
Publicado em: 30 de julho de 2018

Foto: Adson

No último dia 27 de Julho, sexta-feira, o CAA realizou o Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas, evento que reuniu representantes das escolas beneficiárias, representantes do poder público e lideranças comunitárias dos municípios de João Dourado, Ibipeba, Oliveira dos Brejinhos e Morpará.

O Encontro Territorial, evento que faz parte das atividades do Projeto Cisternas nas Escolas em parceria com a AP1MC (Associação Programa Um Milhão de Cisternas) e o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), tem como objetivo apresentar e avaliar a implementação das cisternas, dos cursos e reuniões realizadas deste o início do projeto em Abril de 2018. Nesta execução, que faz parte do Termo de Parceria nº 001/2014, foram beneficiadas 27 escolas de comunidades rurais dos municípios de João Dourado, Ibipeba, Oliveira dos Brejinhos e Morpará. Destas 27, seis já foram concluídas e entregues em Morpará, as demais estão em fase de finalização.

O encontro ocorreu dentro da 15º Feira do Bode, realizada pela Central de Associações de Fundo de Pasto e Cooperativa Agropasto, entre os dias 25 e 29 de Julho. Houve participação do técnico da Central Sandro Oliveira, do técnico do CAA Alex Dias e uma palestra sobre formação política com o deputado suplente Mário Augusto Jacó. Foi realizada a entrega simbólica das 6 tecnologias implementadas em Morpará, com a assinatura do Termo de Recebimento das Cisternas.

Para uma das representantes do município de Morpará, Luzineide Rodrigues Cerqueira , “Foi uma experiência maravilhosa, um momento de grande alegria onde recebemos o termo de entrega das 6 cisternas construídas nas escolas da zona rural do nosso município. E também por poder conhecer melhor a realidade das comunidades fundo de pasto. Nosso solo é árido mas produz muitas riquezas. Conviver com o semiárido é a solução.”

Com este projeto o CAA e as comunidades rurais do semiárido baiano celebram mais uma conquista das políticas públicas sociais que mudaram a realidade sofrida do nordeste, mas que também demonstra que ainda existe uma grande demanda de recursos para serem aplicados nos projetos de convivência com o semiárido, além do retorno de um governo legítimo e que tenha interesse na redução das desigualdades regionais do nosso imenso Brasil.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br