Os beneficiários do Bahia Produtiva da comunidade de Cajueiro, Itaguaçu da Bahia, participaram do II Encontro Comunitário do projeto ATER, executado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA). A atividade ocorreu na Igreja local no último dia 05 de dezembro, com a presença dos técnicos Zene Vieira (Coordenadora) e Cesar Damásio (Assessor Pedagógico), que fizeram uma agenda com 8 horas de duração para discutir e avaliar com 25 participantes a gestão da associação e do empreendimento.
No encontro, outro ponto importante foi a introdução das categorias fundamentais que alicerçam a economia solidária junto aos participantes, num trabalho que articulou figuras simbólicas para discutir solidariedade, cooperação, autogestão e viabilidade econômica, visando estruturar uma consciência coletiva e visão de futuro das condições reais da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca (Cozinha comunitária) a ser implantada pelo Bahia Produtiva (CAR/SDR/BIRD) na comunidade. Foram utilizados recursos metodológicos como Metaplan e F.O F.A, além de performances com o uso corporal para tornar a atividade lúdica e promover maior interação entre os participantes.
Durante a abertura, o presidente da Associação, Everaldo Anunciação, abriu defendeu a importância do empreendimento para a comunidade. “Estamos na fase de aquisição dos materiais para a construção da Unidade de mandioca, que vai gerar trabalho e renda para as famílias de Cajueiro que estão na agricultura familiar. Este projeto é muito importante para nós”, disse.
César Damásio, assessor pedagógico, ressaltou a importância da Assistência Técnica prestada pelo CAA no Bahia Produtiva para garantir resultados ainda mais consistentes e que a comunidade só tem a ganhar com as aprendizagens e troca de saberes que ocorreram neste encontro.
Nos próximos meses o CAA realizará oito encontros comunitários nos municípios de América Dourada, Central, Irecê, Uibaí, Jussara, São Gabriel e Canarana contemplando os demais empreendimentos atendidos pelo projeto ATER Bahia Produtiva.