Dia Mundial da Água é celebrado com famílias beneficiárias
Publicado em: 22 de março de 2018

Visita realizada em Boa Hora de São Gabriel

Em celebração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o CAA através do projeto Bahia Produtiva vem discutindo a temática  com  famílias beneficiárias. Estão sendo realizadas atividades nas comunidades de Boa Hora, município de São Gabriel, Salobro/Canarana e Cajueiro/Itaguaçu da Bahia.

Esta ação  coaduna com a experiência acumulada do CAA na luta pelo acesso à água nas comunidades rurais do Semiárido, através da implantação de tecnologias sociais para captação de água de chuva para consumo e produção. Nos últimos 20 anos a entidade se  consolidou como referência na execução de projetos em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), envolvendo diversos financiadores.

A metodologia de implantação da cisterna inclui o processo pedagógico de criação do sentido da convivência com o Semiárido, a partir da ação concreta de debater com as famílias entre outros temas a Gestão dos Recursos Hídricos na comunidade e entorno. É a partir dessa metodologia que estão sendo realizadas as Visitas Técnicas e Encontros Comunitários do Projeto Bahia Produtiva.

Na atividade, as famílias são chamadas para o diálogo sobre acesso à água, consumo e gestão da água na comunidade, saúde, uso sustentável da água na produção da agricultura familiar e luta pelo acesso à água. Segundo César Damásio, assessor pedagógico do Projeto ATER Bahia Produtiva, discutir o tema nesta semana foi extremamente importante já que as comunidades escolhidas tem realidades distintas, mas pautas comuns quando o assunto é água. “No âmbito do Bahia Produtiva a temática é relevante porque os empreendimentos da agricultura familiar  financiados deverão se preocupar com a água para que tenham bons resultados, disse”.

Além do ATER Bahia Produtiva, os Projetos ATER Quilombola I e II também debatem o tema de forma transversal com as famílias beneficiárias no processo de execução das ações do projeto.

 

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br