Em celebração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o CAA através do projeto Bahia Produtiva vem discutindo a temática com famílias beneficiárias. Estão sendo realizadas atividades nas comunidades de Boa Hora, município de São Gabriel, Salobro/Canarana e Cajueiro/Itaguaçu da Bahia.
Esta ação coaduna com a experiência acumulada do CAA na luta pelo acesso à água nas comunidades rurais do Semiárido, através da implantação de tecnologias sociais para captação de água de chuva para consumo e produção. Nos últimos 20 anos a entidade se consolidou como referência na execução de projetos em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), envolvendo diversos financiadores.
A metodologia de implantação da cisterna inclui o processo pedagógico de criação do sentido da convivência com o Semiárido, a partir da ação concreta de debater com as famílias entre outros temas a Gestão dos Recursos Hídricos na comunidade e entorno. É a partir dessa metodologia que estão sendo realizadas as Visitas Técnicas e Encontros Comunitários do Projeto Bahia Produtiva.
Na atividade, as famílias são chamadas para o diálogo sobre acesso à água, consumo e gestão da água na comunidade, saúde, uso sustentável da água na produção da agricultura familiar e luta pelo acesso à água. Segundo César Damásio, assessor pedagógico do Projeto ATER Bahia Produtiva, discutir o tema nesta semana foi extremamente importante já que as comunidades escolhidas tem realidades distintas, mas pautas comuns quando o assunto é água. “No âmbito do Bahia Produtiva a temática é relevante porque os empreendimentos da agricultura familiar financiados deverão se preocupar com a água para que tenham bons resultados, disse”.
Além do ATER Bahia Produtiva, os Projetos ATER Quilombola I e II também debatem o tema de forma transversal com as famílias beneficiárias no processo de execução das ações do projeto.