O CAA marcou presença no II Encontro Estadual de Agroecologia nos dias 09 e 10 de maio, realizado no acampamento Maanaim em Santa Bárbara-BA, representado pela Técnica Valterlúcia Martins, projeto ATER Quilombola e pelo agricultor familiar Alvino Gustavo da Silva, comunidade Mulungu, município de América Dourada.
Participaram do evento mais de 170 representantes dos territórios baianos e 20 movimentos sociais convidados. “Foi um dos mais significativos encontros de agroecologia que participei porque realizou uma aliança entre os biomas Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado e a diversidade dos povos indígenas, quilombolas, fundo de pasto, pescadores e agricultores e agricultoras. Foi muito importante”, afirmou Valterlúcia.
O evento foi organizado Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) e Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Bahia), com apoio do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), Coordenadora Ecumênica de Serviço (CESE), Terre des Hommes Suisse (TDH) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Governo da Bahia.
Com o lema Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade, o objetivo foi refletir sobre as vivências da Agroecologia nos territórios, com seus anúncios e denúncias, além de preparar o grupo de participantes baianos que irá ao IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), entre 31 de maio a 03 de junho, em Belo Horizonte-MG. A caravana baiana com 99 participantes foi formada rumo a BH e ao IV ENA.