CAA encerra com sucesso construção de cisternas no oeste da Bahia
Publicado em: 20 de março de 2018

200 pessoas participam de Encontro Territorial de Avaliação do projeto

O CAA encerra com sucesso uma longa caminhada para implementação de cisternas de placas de 16 mil litros de água para consumo humano no oeste da Bahia. Iniciada em 2014 em parceria com o Governo do Estado da Bahia e o Ministério de Desenvolvimento Social, a ação levou a tecnologia social de captação e armazenamento de água da chuva para 1037 famílias. Em Santa Maria da Vitória foram 645 contempladas, 300 em Santana e 92 famílias em Canápolis.

No âmbito do projeto também foram realizados 35 cursos de capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos, 02 capacitações para 20 pedreiros em construção de cisternas e um Encontro Territorial de Avaliação, que contou com a presença de aproximadamente 200 participantes. Todas as ações foram realizadas de forma participativa, envolvendo as comunidades na implementação das tecnologias sociais e numa perspectiva da Convivência com o Semiárido.

O CAA contou com a experiência de técnicos da região de Irecê, sede da entidade, que se deslocaram para o oeste da Bahia e fincaram presença por mais de 3 anos para atuar no projeto, além de contratar técnicos da própria região para trabalhar nas implementações. Também foram contratados fornecedores de material de construção, mercados, postos de combustível, restaurantes, iniciativa que movimentou a economia local e cerca. Além disso,  50 pedreiros trabalharam na construção das cisternas,  gerando renda para suas famílias e comunidades rurais.

Em fevereiro deste ano, o governador Rui Costa esteve em Santa Maria da Vitória e fez a entrega simbólica das cisternas, parabenizando o CAA pela execução, e as comissões municipais de recursos hídricos, associações e lideranças comunitárias que atuaram como parceiras no projeto. Na oportunidade foi apresentada a demanda para cisternas de consumo, que ainda é muito grande na região. Duas mil famílias da zona rural de municípios do entorno de Santa Maria da Vitória ainda têm dificuldades para conseguir água de qualidade para beber e cozinhar.

O CAA, juntamente com o Governo do Estado da Bahia, vai continuar na luta para conseguir mais benefícios para a região, principalmente cisternas de placas, tecnologia social que está mudando a vida das famílias do semiárido, garantido água de qualidade para consumo, direito fundamental de todo ser humano.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br