O CAA inicia este mês de abril mais uma etapa do Projeto Cisternas nas Escolas, referente ao termo de parceria assinado pelo MDS e a ASA em 2014. O projeto consiste na implementação de cisternas de placas de 52 mil litros para captação e armazenamento de água da chuva em escolas da zona rural. Nesta etapa serão beneficiadas 22 escolas, da zona rural dos municípios de Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Ibipeba e João Dourado.
Além da implementação da tecnologia social, o projeto contempla cursos de capacitação em educação contextualizada para os professores e coordenadores pedagógicos, tratando de assuntos como escola no campo, convivência com o semiárido e questões de gênero e raça. Serão realizados ainda cursos de capacitação para os funcionários das escolas sobre os cuidados e manutenção da cisterna, além de reuniões comunitárias para envolver toda a comunidade no projeto.
Com esta ação, o CAA espera contribuir para a segurança hídrica desses quatro municípios do Semiárido baiano e provocar debates junto as comunidades, agentes de educação e alunos sobre as políticas públicas de convivência com o semiárido, além de tentar evitar o fechamento de escolas municipais da zona rural.