CAA assina termo de parceria com a Caixa para beneficiar comunidade em América Dourada
Publicado em: 29 de maio de 2018

O CAA celebrou no dia 25 de maio o termo de colaboração financeira com a Caixa Econômica Federal para execução do projeto MULHERES EM AÇÃO: COZINHA COMUNITÁRIA PARA GERAR RENDA E CIDADANIA NO SEMIÁRIDO. O projeto foi selecionado no edital do Fundo Social Caixa – Projetos de Desenvolvimento e Cidadania – e irá beneficiar a comunidade quilombola de Mulungu em América Dourada.

O projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Remanescentes de Quilombos do Mulungu e consiste na implementação de uma cozinha industrial comunitária para beneficiamento de produtos da agricultora familiar, e capacitação de um grupo de 25 mulheres da comunidade. Serão realizados cursos de economia solidária, gestão do empreendimento, elaboração de plano de negócios, beneficiamento de produtos, controle de qualidade e normas sanitárias, licitações do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), além de assessoria técnica especializada para os pequenos produtores. O objetivo principal é promover a inclusão socioprodutiva do grupo de mulheres numa perspectiva de sustentabilidade ambiental e social, gerando renda para a comunidade com a comercialização de produtos da agricultura familiar beneficiados.

Para o técnico em agropecuária Carlos Alex, que trabalha no CAA e reside na comunidade de Mulungu, “a conquista deste projeto para uma comunidade quilombola é muito importante, principalmente para uma comunidade que nos últimos anos vem sofrendo com o descaso do poder público municipal, com fechamento de escolas e abandono do posto de saúde. Com este empreendimento poderemos dá trabalho e renda para as mulheres e toda a comunidade, buscar uma vida mais digna e justa e fortalecer nossa luta pelos direitos dos agricultores familiares quilombolas”, disse.

Com o termo de colaboração assinado e publicado, o próximo passo é a liberação pela Caixa da primeira parcela do projeto, para que o CAA possa iniciar as atividades, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br