O coordenador do Centro de Assessoria do Assuruá, Leonardo Tomaselli, participou no dia 01 de agosto (terça-feira), do Ato solene de assinatura da parceria entre CAA e SEPROMI/Governo do Estado, no âmbito do Edital Agosto da Igualdade. O evento ocorreu no Foyer do Teatro Castro Alves em Salvador e contou com a participação da Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, coordenador de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, Cláudio Rodrigues, além do ex-coordenador do CAA e Deputado Estadual suplente, Mário Jacó.
O edital prevê o financiamento de sete projetos em toda a Bahia, totalizando R$ 300 mil para a realização de ações com foco no resgate dos ideais da Revolta dos Búzios, lembrado ao longo do mês, fazendo um paralelo com as lutas contemporâneas. Dentre os projetos selecionados o CAA aprovou a realização da Feira Quilombola: fortalecendo a comercialização de produtores e produtoras da agroecologia e agricultura familiar no Território de Irecê.
A Feira Quilombola está prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, com a participação de 20 comunidades de 08 municípios. O objetivo é divulgar e comercializar os produtos quilombolas, além de desenvolver ações de comunicação educativas para discussão sobre o legado da Revolta dos Búzios e a celebração do mês de agosto.
Exposição “O legado adro-brasileiro”
No evento também foi inaugurada a exposição “O legado afro-brasileiro”, abrindo o Agosto da Igualdade, mês de intensas mobilizações e lutas do povo negro. A iniciativa também marca o calendário comemorativo pelos 10 anos de instituição da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e integra as ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.