ATER Quilombola realiza rodada de visitas técnicas para 720 famílias
Publicado em: 21 de dezembro de 2017

Técnica Valterlúcia durante visita em Lagedo de Eurípedes

O projeto ATER Quilombola, executado pelo CAA em parceria com a SDR/BAHIATER está em fase de conclusão de mais uma rodada de visitas técnicas para as 720 famílias atendidas pelo serviço de ATER. A atividade faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto, que está no seu segundo ano de execução e atende comunidades quilombolas dos municípios de América Dourada, João Dourado, Canarana, Ibititá e Lapão.

Nessa rodada iniciada em julho, 09 técnicos vinculados ao projeto concluem 2880 visitas às Unidades Produtivas Familiares com três horas de duração cada, ou seja, cada técnico/técnica visita quatro vezes as famílias para implementação de ações nas referidas UPF’s. As ações são orientadas a partir do Plano Produtivo Sustentável construído no primeiro ano de execução do projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Almeida, as visitas técnicas têm seus conteúdos voltados à transição do modelo convencional de produção para a forma agroecológica, sanidade e alimentação animal, construção de canteiros econômicos para a produção de hortaliças, orientações sobre políticas públicas como PAA e PNAE, além das visitas voltadas a execução dos Projetos de Fomento, já que algumas famílias estão aptas a receber o benefício do Governo do Estado.

A assessora pedagógica do projeto, Sirleide Sodré, afirma que foi um ano de muitas realizações e que paralelo às visitas técnicas também estão sendo realizadas atividades coletivas como dias de campo e oficinas/cursos com as famílias. “Neste segundo ano as famílias já estão adaptadas ao serviço de ATER e entrosadas com a equipe técnica, por isso, estamos colhendo resultados maravilhosos a partir das atividades realizadas”, disse.

Na foto, a técnica Valterlúcia Martins visita  a comunidade quilombola de Lagedo de Eurípedes, município de Lapão, para troca de saberes e experiências com a beneficiária. O projeto ATER Quilombola tem duração de 03 anos e previsão de término para março de 2019.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br