Gibi Educativo fortalece identidade quilombola no Território de Irecê
Publicado em: 9 de Março de 2016

Capa_gibi_jq

*Do Blog Juventude Quilombola

Como resultado das atividades formativas e de fortalecimento da identidade quilombola no território de Irecê, executadas pelo Projeto Juventude Quilombola –  projeto executado pelo Centro de Assessoria do Assuruá, com o patrocínio da PETROBRAS – O CAA lançou neste mês de fevereiro um gibi educativo para estimular em diferentes comunidades remanescentes de quilombos do Território de Irecê (BA) a preservação da memória e das práticas culturais produzidas no âmbito dos povos negros da região.

Com uma linguagem simples e acessível, a publicação se alia aos aspectos de fortalecimento dos processos educativos, sócio-organizativos e políticos locais do Projeto a uma necessária ludicidade para fortalecimento das ações formativas que trabalham com a construção da identidade negra e quilombola no Território. Em outras palavras, a revista em quadrinhos intenta valorizar as dimensões históricas, sociais, étnicas e raciais da juventude envolvidas nas ações.

Um ponto importante a ressaltar é que estória, inicialmente protagonizada pela figura de Dandara (uma alusão a uma importante personagem da historia quilombola brasileira), tem como personagem principal a jovem Gleide Marques de Souza – integrante do projeto que, precocemente, faleceu.

Os outros personagens forma inspirados em personalidades importantes para o movimento negro no Brasil, a exemplo do Griô Abdias (referência a Abdias do Nascimento); Bimba (Em lembrança ao nosso grande capoeirista Mestre Bimba); Beto (Gilberto Gil) e a própria Dandara (guerreira e companheira de Zumbi em Palmares), que permaneceu na estória mesmo com o protagonismo de Gleide.

Para a Coordenação do Projeto, a revista é importante porque traz, numa dimensão dialógica, o reforço das capacidades e dinâmicas locais, tudo isso partindo de uma sinergia entre planos e dinâmicas locais, poderes públicos e entidades da sociedade civil organizada. Nesse âmbito, a participação das lideranças das comunidades, dos jovens participantes diretos da ação e demais parceiros são reforçadas no enredo.

Então confiram o nosso gibi e prestigiem a força dessas comunidades que participaram da elaboração da nossa proposta de fortalecimento identitário e que, por conta dessa participação sempre ativa, são as peças fundamentais dos espaços coletivos que construímos para qualificar a participação  durante a execução do projeto.

Clique aqui e baixe a revista em PDF!

Boa leitura a todos!

 

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br
Menu