Equipe do CAA participa da oficina de formação do Programa Cisternas
Publicado em: 12 de julho de 2019

No dia 08 de Julho de 2019 o CAA participou da oficina de capacitação para execução do Programa Cisternas, em parceria com o Estado da Bahia e o Ministério da Cidadania. A formação ocorreu no município de Morro do Chapéu e é um das etapas da a execução do convênio firmado entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania.

O evento, com duração de 8 hrs, contou com a participação de equipe do MC, da SJDHDS, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI-BA), técnicos das entidades executoras e representantes da Prefeitura de Morro do Chapéu. Inicialmente foi apresentado o novo formato do MC, antigo MDS, e como está a atual situação do Programa Cisternas. Em seguida foi debatida a visão do governo federal sobre as políticas públicas para as comunidades e povos tradicionais, mais especificamente sobre comunidades quilombolas que é o foco do atual convênio. Logo depois foi aberto para debate sobre a execução dos processos de implementação das cisternas, que deve seguir a instrução operacional do Programa Cisternas e atender especificamente comunidade quilombolas certificadas pela Fundação Palmares.

O CAA foi contemplado com dois lotes, através da chamada pública nº 010/2019, da SJDHDS-BA, e atenderá as comunidades quilombolas dos municípios de Xique-Xique, São Gabriel, João Dourado, América Dourada, Morro do Chapéu e Bonito, com 675 cisternas de placas para armazenamento de 16 mil litros de água para consumo humano.

Para o gerente administrativo do CAA Leonardo Tomaselli, a formação “foi de grande importância para sanar as dúvidas dos técnicos das entidades executoras e aproximá-los da equipe do MC e da SJDHDS, além de mostrar para os representantes do governo federal que a demanda pela tecnologia social é muito maior que a quantidade disponibilizada”.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br