Encontro Comunitário do ATER Bahia Produtiva é realizado em Cajueiro
Publicado em: 6 de dezembro de 2017

 

Os beneficiários do Bahia Produtiva da comunidade de Cajueiro, Itaguaçu da Bahia, participaram do II Encontro Comunitário do projeto ATER, executado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA). A atividade ocorreu na Igreja local no último dia 05 de dezembro, com a presença dos técnicos Zene Vieira (Coordenadora) e Cesar Damásio (Assessor Pedagógico), que fizeram uma agenda com 8 horas de duração para discutir e avaliar com 25 participantes a gestão da associação e do empreendimento.

No encontro, outro ponto importante foi a introdução das categorias fundamentais que alicerçam a economia solidária junto aos participantes, num trabalho que articulou figuras simbólicas para discutir solidariedade, cooperação, autogestão e viabilidade econômica, visando estruturar uma consciência coletiva e visão de futuro das condições reais  da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca (Cozinha comunitária) a ser implantada pelo Bahia Produtiva (CAR/SDR/BIRD) na comunidade.  Foram utilizados recursos metodológicos como  Metaplan e F.O F.A, além de performances com o uso corporal  para tornar a atividade lúdica e promover maior interação entre os participantes.

Durante a abertura, o presidente da Associação, Everaldo Anunciação, abriu defendeu a importância do empreendimento para a comunidade. “Estamos na fase de aquisição dos materiais para a construção da Unidade de mandioca, que vai gerar trabalho e renda para as famílias de Cajueiro que estão na agricultura familiar. Este projeto é muito importante para nós”, disse.

César Damásio, assessor pedagógico, ressaltou a importância da Assistência Técnica prestada pelo CAA no Bahia Produtiva para garantir resultados ainda mais consistentes e que a comunidade só tem a ganhar com as aprendizagens e troca de saberes que ocorreram neste encontro.

Nos próximos meses o CAA realizará oito encontros comunitários nos municípios de América Dourada, Central, Irecê, Uibaí, Jussara, São Gabriel e Canarana contemplando os demais empreendimentos atendidos pelo projeto ATER Bahia Produtiva.

 

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br