CAA beneficiará 22 escolas rurais com cisternas de placas
Publicado em: 17 de abril de 2018

Escola rural comemora a conquista da cisterna.

O CAA inicia este mês de abril mais uma etapa do Projeto Cisternas nas Escolas, referente ao termo de parceria assinado pelo MDS e a ASA em 2014. O projeto consiste na implementação de cisternas de placas de 52 mil litros para captação e armazenamento de água da chuva em escolas da zona rural. Nesta etapa serão beneficiadas 22 escolas, da zona rural dos municípios de Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Ibipeba e João Dourado.

Essas escolas, em longos períodos no ano, ficam sem abastecimento regular de água para consumo (beber e cozinhar), e muitas chegam a interromper as aulas, prejudicando todo o ano letivo. Com a cisterna a escola tem condições de armazenar até 52 mil litros de água de boa qualidade para consumo dos alunos e funcionários.

Além da implementação da tecnologia social, o projeto contempla cursos de capacitação em educação contextualizada para os professores e  coordenadores pedagógicos, tratando de assuntos como escola no campo, convivência com o semiárido e questões de gênero e raça. Serão realizados ainda cursos de capacitação para os funcionários das escolas sobre os cuidados e manutenção da cisterna, além de reuniões comunitárias para envolver toda a comunidade no projeto.

Com esta ação, o CAA espera contribuir para a segurança hídrica desses quatro municípios do Semiárido baiano e provocar debates junto as comunidades, agentes de educação e alunos sobre as políticas públicas de convivência com o semiárido, além de tentar evitar o fechamento de escolas municipais da zona rural.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br