CAA, ASA e Bem Te Vi realizam Encontro de encerramento do Projeto Cisternas e Saneamento nas Escolas
Publicado em: 1 de novembro de 2019

No último dia do mês de Outubro foi realizado no município de Barra o Encontro Territorial que marca o encerramento da execução do Projeto Cisternas nas Escolas, uma parceria entre a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Associação Bem Te Vi Diversidade e o Centro de Assessoria do Assuruá. O encontro contou com a presença dos coordenadores pedagógicos, professores e diretores das escolas beneficiadas, além de representantes da Prefeitura Municipal, da ASA Bahia e ASA Nacional, da Bem Te Vi e do CAA.

Neste encontro de um dia foram apresentados os resultados alcançados, as dificuldades encontradas durante a execução, fotos, vídeos e documentários sobre o projeto, além de um pouco da história de luta da ASA, do CAA, e principalmente da Associação Bem Te Vi patrocinadora da ação, que trouxe inovações na forma de atuação com as escolas e nas tecnologias implementadas.

A principal inovação neste projeto foi a implementação de sistemas de saneamento para tratamento e reutilização do esgoto nas escolas. Com esta tecnologia pioneira será possível evitar a contaminação dos lençóis freáticos subterrâneos além da utilização da água tratada para irrigar canteiros e hortas.

O projeto atendeu na cidade de Barra 40 escolas da zona rural com cisternas de placas para captação e armazenamento de 50 mil litros de água da chuva, além da implementação de 8 sistemas de saneamento, o que irá beneficiar cerca de 6.324 alunos. Além das implementações foram realizadas capacitações em educação contextualizada para os professores e coordenadores pedagógicos, capacitação em gerenciamento de recursos hídricos para os funcionários das escolas e capacitação de pedreiros em construção de cisternas de placas e sistemas de saneamento ecológicos.

Sistema de Saneamento Ecológico na comunidade de Canudos, município de Barra

O CAA em nome dos alunos e professores agradece a Associação Bem Te Vi Diversidade pela parceria na luta pela garantia de direitos no campo, e se coloca a disposição para novos projetos que possam fortalecer a caminhada para um futuro sustentável e igualitário. E agradece também a ASA representada pela Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) pela força e resistência nos atuais dias sombrios que estamos vivenciando na busca de uma vida digna para as famílias do semiárido brasileiro.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br