Projeto Cisternas de Placas no Semiárido é uma iniciativa do CAA que visa implantar, através de um processo social e inclusivo, 1335 unidades de Cisternas de Placas para o consumo humano nos municípios baianos de Seabra e Morpará. Executado em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Projeto busca, além de construir reservatórios de água potável no Semiárido, elaborar processos de afirmação da identidade, cultura e vocação socioeconômica do sertão, através de cursos de capacitação em gerenciamento de recursos e hídricos (GRH) e de convivência com semiárido.
Os trabalhos realizados pela equipe técnica do Projeto Cisternas de Placas no Semiárido são baseados em processos inclusivos de Identificação e/ou mobilização das famílias. Essa mobilização gera o envolvimento efetivo dos beneficiários nas atividades de formação da participação cidadã do Projeto, fazendo com que a iniciativa capacite de forma ampla as famílias beneficiárias através da realização de eventos com foco na convivência com o semiárido e no uso e conservação da água da cisterna.
Os processos de formação do projeto são, dessa forma, os principais instrumentos pedagógicos de transformação do projeto, uma vez que, contando com a participação de todas as famílias cadastradas pela equipe técnica, ele faz com que a implantação das cisternas se transforme num verdadeiro processo de formação cidadã.
Outro ponto de suma importancia é o fato de todo o trabalho do Projeto ser acompanhado de perto por Comissões Municipais formadas por entidades de cunho social dos municípios atendidos. Com o trabalho ativo dessas comissões, o CAA procura descentralizar o trabalho social de implantação da cisterna e privilegia a participação direta das comunidades em todas as fases do processo.
Assim, tanto as comissões quanto a mão-de-obra empregada na construção dos reservatórios, participam de eventos de capacitação envolvendo integrantes de outras comissões municipais, pedreiros e cisterneiros – tal processo visa aprimorar a qualificação da execução do Projeto, melhorando exponencialmente todas as atividades relacionadas com a preparação do terreno, construção e entrega das cisternas em condições de uso pelas famílias…
PRINCIPAIS METAS DO PROJETO:
1. Mobilizar selecionar 1335 famílias
2. Capacitar 1335 famílias em gerenciamento de recursos hídricos e convivência com o semiárido;
3. Promover maior acesso a água potável de qualidade nos municípios beneficiados;
4. Capacitar pedreiros (as) nas técnicas específicas de construção de cisternas;
5. Integrar as comissões municipais nos trabalhos do Projeto, promovendo um verdadeiro gerenciamento participativo e controle social das ações do projeto;