Projeto ATER: Assistência Técnica transformando o Semiáriado

ater2_abaO Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do CAA tem o intuito de acompanhar famílias do território da Bahia, a partir de ações que venham contribuir para a realização do desenvolvimento rural sustentável, com foco na convivência com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, organização produtiva para a comercialização e acesso as politicas publicas para agricultura familiar.

Visando a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica de suas ações, o Projeto ATER do CAA baseia-se em algumas estratégias e princípios, tais como o fortalecimento dos processos educativos, sócio-organizativos e políticos locais; o resgate e a valorização da formação em processo pedagógico dos agricultores(as); a divulgação de inovações nos planos tecnológicos e sócio-organizativos; e a construção de um novo modelo de desenvolvimento rural e do fortalecimento de ações de convivência com o semiárido e valorização das mulheres e jovens.

As estratégias do Projeto estão em consonância com o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território de Irecê e visam fortalecer a organização e autonomia politica e econômica dos agricultores familiares através da construção de um mercado justo e solidário.

O desafio é provocar e dar sustentação a um processo permanente de mudança da realidade local que reflita na melhoria da qualidade de vida, instalando e fortalecendo processos sociais de participação e controle social de forma duradoura e frutífera no semiárido baiano, tendo como base a competência técnica e a experiência acumulada do CAA.

EIXOS ESTRATÉGICOS:

O projeto realizará acompanhamento continuado para inclusão econômica e social das famílias de agricultores e agricultoras baianos, focado em 4 eixos:

Convivência com o Semiárido: Fundamental para afirmação de identidade do povo sertanejo e para afirmação do lugar em que estamos inseridos, de que temos especificidades, particularidades e cultura diferente.

Segurança Alimentar e Nutricional: Fundamental para garantia que os beneficiários da ação tenham melhor qualidade de vida, direito a alimentação adequada. O estimulo a produção que defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente e diversificação contribuirão para o consumo de alimentos em quantidade, regularidade e qualidade.

Organização Produtiva para a Comercialização: Pretende estimular a produção agroecológica para consumo e geração de renda, a partir da venda da sobra de cada unidade produtiva familiar.

Acesso as de Politicas Publicas para Agricultura Familiar: Visa potencializar a aprendizagem relacionada a articulação por meio do incentivo a participação dos agricultores e agricultoras para fortalecer a universalização do acesso ao território.

Em outras palavras, o Projeto ATER promove atividades para fortalecer e incluir os agricultores familiares do nosso estado numa política de desenvolvimento sustentável e agroecológica.

Saiba mais sobre as ações de ATER do CAA (clique aqui)

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br