Cisternas nas Escolas

professores

Ao longo de sua trajetória, o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA). Em parceria com a Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA Brasil), acumulou larga experiência no processo de formação e mobilização social para a convivência com o semiárido.

Desde a sua fundação e no tocante às discussões e ações que implementa, o CAA desenvolve e estimula tanto a reprodução de boas práticas de convivência com o sertão, com o bioma caatinga, quanto o uso do conhecimento vinculado às tecnologias sociais – principalmente aquelas voltadas à captação de água da chuva – seja para o consumo humano, seja para a produção de alimentos –, numa perspectiva de emancipação e melhoria da qualidade de vida das pessoas desta região.

Nesse contexto, A Entidade se torna pioneira ao ser a primeira no Estado da Bahia e de todo o semiárido a desenvolver uma Projeto social para a implementação de Cisternas nas Escolas sertanejas. Desde 2010, nossa Organização vem promovendo a execução desses projetos que a partir do envolvimento e participação agentes públicos, lideranças comunitárias transformam a realidade de milhares de famílias e centenas de comunidades escolares. A principal ideia é que as cisternas, além de eficiente instrumento para o estoque das águas, também podem ser vetor de transformação nas áreas da educação; da mobilização social e fortalecimento comunitário.

Nesse sentido o projeto Cisternas nas Escolas constrói, no âmbito do CAA, uma experiência nova de convivência com semiárido, uma vez que, pautado na construção de metodologias educacionais inclusivas e contextualizadas, junto ao uso politizado das tecnologias sociais, busca gerar um conhecimento que resulta na construção de alternativas e estratégias de emancipação para, jovens, negros, indígenas, pequenos agricultores, quilombolas, comunidades de fundo de pasto e tantos outros grupos importantes nos nossos territórios de atuação.

O projeto Cisternas nas escolas cria, assim, uma rede de disseminação dos saberes populares acumulados, fortalecendo ideias e  ações concretas para que consolidemos o semiárido brasileiro e as suas organizações populares como protagonistas de sua própria caminhada.

No ano de 2007, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a pobreza do Estado da Bahia, o CAA mobilizou  811 (oitocentos e onze) famílias que foram beneficiadas com cisternas de consumo. Tal ação, juntada à construção, em 43 escolas, de mais de 2.000 cisternas de 30.000 litros para captação de água de chuva além das cisternas de 50.000 litros para a produção de alimentos, fizeram do Cisternas nas Escolas um projeto premiado em nível regional e nacional.

Assim, o Cisternas nas Escolas se consolida como um dos mais significativos resultados da parceria entre a Articulação no Semi-Árido (ASA), os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Educação (MEC), em conjunto com o governos estaduais e municipais de todo o Semiárido.

Veja o vídeo:

 

 

Além das cisternas, o projeto formou dezenas de professores e professoras que, hoje, são agentes transformadores de suas realidades. Além disso, o projeto leva às comunidades uma série de conteúdos de educação contextualizada e agroecologia.

É a teoria se revertendo em prática em dezenas de escolas e municípios baianos…

PARCERIA COM A ASA

Em 2015, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro, o CAA viabilizou, em 84 escolas dos municípios Barra do Mendes, Ibipeba, Canarana, Mulungu do Morro, América Dourada, Central, Itaguaçu da Bahia (no Território de Irecê) e Iramaia (Na Chapada Diamantina) uma nova edição do Projeto.

Prezando pela qualidade na realização das atividades e buscando fortalecer o objetivo maior de levar água mais água de qualidade para consumo das comunidades escolares, nos nove estados da região semiárida, através da implementação da tecnologia social Cisternas Escolares de 52.000L, o projeto intensificou sua capacidade de mobilização social e formação política.

Foram cerca de nove meses de atividade, onde construímos mais uma vez um processo participativo, onde se envolveram diversas comunidades escolares, comunidades locais, Comissões Municipais, e Poder Público, nas devidas etapas do projeto…

 

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