Projeto ATEPA: CAA na Costa pesqueira da Bahia

marisqueira_valena_NotInternaO Projeto de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola (ATEPA) é uma iniciativa do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que visa construir ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e para a melhoria da qualidade de vida dos(as) pescadores(as) artesanais e aquicultores(as) familiares de Municípios do Território Baixo Sul da Bahia.

Com uma proposta de fortalecimento das Organizações e atividades pesqueiras na Região conhecida como a Costa do Dendê, o ATEPA orienta-se por princípios agroecológicos para estimular o protagonismo dos(as) pescadores(as), marisqueiras, e aquicultores(as) familiares, fortalecendo, assim, os processos educativos, sócio-organizativos e políticos desses atores locais.

Ao estimular tais práticas, o Projeto ATEPA – Baixo Sul busca fomentar processos que resgatem e valorizem as inovações técnicas e sociais dos próprios beneficiários – pesqcadores(as), marsiqueiras e aquicultores(as) da região –, os verdadeiros detentores dos conhecimentos e experiências acerca da prática pesqueira.

Dessa forma, o Projeto de ATEPA proposto pelo CAA busca promover um novo modelo de desenvolvimento humano e sustentável para as atividades pesqueiras do Baixo Sul, realizando um trabalho qualificado de formação e assistência técnica para o favorecimento das dinâmicas sociais voltadas para a geração e divulgação de inovações nos planos tecnológicos e sócio-organizativos dos próprios atores sociais envolvidos…

Previsto para durar um ano e meio (18 meses) em sua primeira edição, o ATEPA irá atender 300 famílias dos Municípios de Aratuípe, Cairú, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Maraú, Nilo Peçanha e Taperoá. Serão cerca de 1500 pessoas beneficiadas por uma série de programas de capacitação e formação pensados para qualificar toda a cadeia produtiva e comercial da atividade pesqueira nos Municípios atendidos.

PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO:

Encontro de formação cidadã: Nesse encontro as famílias terão a oportunidade de conhecer mais sobre a formação econômica, social, política e cultural da Região. Além de refletir sobre as formas de organização da sociedade civil e redes sociais. Com essa ação, os beneficiários terão subsídios para debater e atuar na construção de um possível desenvolvimento sustentável da pesca artesanal e aquicultura familiar.

Programa de Capacitação: Esse Programa, composto por diferentes atividades pedagógicas, levará aos pescadores/aquicultores conhecimentos técnicos relevantes acerca do oficio da pesca/aquicultura e do escoamento da produção pesqueira no Território e no Estado. O Programa contará com a presença de representantes de todas as famílias selecionadas.

Intercâmbios de Experiências: será desenvolvido um ambiente comunitário de troca de experiências e saberes acerca das praticas, técnicas e cotidiano da produção e comercialização do pescado. Esse espaço será o embrião para futuras rede(s) local(is) ou regional de discussão e deliberação acerca da temática da pesca/aquicultura

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br