Projeto Aguadas

projeto-aguadasA iniciativa é voltada à melhoria da oferta hídrica nos municípios do semiárido, através da limpeza de aguadas, construção de cisternas e barreiros trincheira, equipamentos destinados ao armazenamento de água para produção de alimentos e criação de animais.

As ações são viabilizadas por meio de convênio firmado entre o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) e o Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá). Outras oito entidades vinculadas à Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) também participam do projeto.

No Estado, até agosto de 2007, o CAA construiu 2.573 cisternas.

Somente na área de atuação do CAA, a meta é beneficiar moradores de áreas rurais em 16 municípios.

Uma das etapas mais importantes para as 400 famílias atendidas é a capacitação sobre convivência com o semiárido e noções de gerenciamento de recursos hídricos.

Principais objetivos:

– Propiciar o armazenamento e acesso à água para criação de animais e produção de hortaliças;
– Aumentar as possibilidades de renda das famílias beneficiárias;
– Capacitar famílias para a convivência com o semiárido, preservação ambiental, política de combate a desertificação, gerenciamento das águas e cuidados com as estruturas hídricas;
– Possibilitar intercâmbio de experiências sobre tecnologias de armazenamento de água para dessedentar animais e produzir alimentos.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br