Governo comemora a marca de 107 mil tecnologias sociais de acesso à água
Publicado em: 6 de julho de 2016
Em um ano e meio, a secretaria de Justiça Social implementou 25 mil cisternas de consumo e produção
Jacó Malhada
“É impressionante a autonomia que o acesso à água garante aos pequenos produtores rurais, com melhor qualidade de vida e segurança alimentar“, afirmou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, na abertura do seminário `Tecnologia Social, implementações que vem transformando o semiárido`, realizado no município de Malhada de Pedras, no Território do Sertão Produtivo.

Na oportunidade, o secretário comemorou a marca de mais de 107 mil cisternas construídas na Bahia, de 2007 para cá. “Em um ano e meio, a nossa secretaria, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, implementou 25 mil tecnologias de acesso à água de consumo e produção, isso significa dizer que a cada 30 minutos uma cisterna é construída na Bahia, e essa marca muito me orgulha`, afirmou o secretário, que assumiu o compromisso de ampliar a implementação de cisternas no município e região.

O seminário foi realizado pela Associação de Familiares Camponeses da Bahia – ASFAB, entidade conveniada da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, para implantação de tecnologias sociais de acesso à água, na última quinta-feira (30), no município de Malhada de Pedras, com o tema: “Tecnologia Social, implementações que vem transformando o semiárido”. O evento contou com a participação de  centenas de agricultores, líderes comunitários e políticos da região.

Durante o evento, foram apresentadas tecnologias que têm proporcionado uma melhor qualidade de vida ao pequeno agricultor rural principalmente no que se refere à captação de água, e divulgado, através de vídeos documentários, os trabalhados desenvolvidos pela ASFAB com depoimentos de famílias beneficiadas através dos projetos desenvolvidos em parceria com o governo.

Participaram do encontro os representantes da ASFAB, Evânio Oliveira e Márcio Aguiar; Mário Jacó, representando a ASA; Joselito Cardoso, da Ceforc; Kamila Santos, Coordenadora de água para o Desenvolvimento Rural da Bahia, da SDR; Anhamona de Brito, Superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS; Iara Icó, Assessora de Planejamento da SJDHDS; Karelly Moreno, Assessora Especial da SJDHDS; entre outros representantes de entidades parceiras da secretaria de Justiça Social.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br