Conferência Municipal de Juventude ocorre em Irecê
Publicado em: 8 de setembro de 2015

juventudeConferência Municipal de Juventude em Irecê | Foto: Romilson Joaquim

Com o tema “as varias formas de mudar o Brasil”, ocorreu nesta sexta feira (04) no ‘Colégio Modelo’ em Irecê, a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Durante o evento houve um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil, para o estado e para o município. A conferência funcionou como um espaço de debate em que os jovens presentes tiveram a oportunidade de discutir, analisar, reivindicar e proporem ações para os poderes públicos.

A etapa municipal desta 3ª conferência teve como objetivo, atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.
O evento teve início por volta das quatorze horas, no Auditório do Colégio Modelo. No primeiro momento, houve a mesa de abertura com presença de representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais e de órgãos públicos. Após a abertura, houve a leitura do regimento da conferência e, em seguida, uma análise de conjuntura do país feita pelo cientista político Rodolfo Dourado Carneiro, graduado pela Universidade Federal da Bahia.

No evento, foram debatidos assuntos em eixos temáticos, elaborado propostas de políticas públicas para a juventude, votadas e escolhidas as melhores propostas e, no final, eleitos delegados e delegadas para a conferência estadual.

Nos eixos temáticos foram debatidos assuntos como direito à cidadania, à participação social e à representação juvenil, direito à educação, cultura, diversidade, igualdade, segurança pública e ao acesso à justiça. Também foi discutido e elaborado propostas sobre direito à saúde, ao desporto e lazer, à profissionalização, ao trabalho e renda, à sustentabilidade e ao meio ambiente, direito à comunicação e liberdade de expressão, e direito ao território e à mobilidade.

O evento contou com a presença de lideranças como Mário Algusto “Jaco” – representando o CAA, Elmo Vas – representando o governo do estado, Doutor Algusto Cesare – representando a classe médica, Vereador Figueiredo – representando a Câmara municipal, Rebeca Benevides – representante do coletivo quilombo de Salvador/Ba, Jane Dark Francisco Alves – Secretária de Turismo e Juventude do Município de Xique-Xique/Ba, Talisson Feitosa – representante da comissão organizadora da conferência, Vereador Celso Cambuy, Vinicius Silva – representando a 7ª BPM, o ex-prefeito de Irecê Zé das Virgens e o enfermeiro Sandro Miranda.

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br