ATER Quilombola realiza atividades coletivas para beneficiamento de frutas
Publicado em: 26 de janeiro de 2018

Beneficiários/as e técnicos celebram a realização de mais um curso exitoso em Mato Verde/Canarana.

É tempo de colheita no Semiárido de várias frutas como o umbu, acerola, seriguela, manga, entre outras, que nesse período enchem os quintais com aromas e sabores. O CAA, através do Projeto ATER Quilombola vêm aproveitando essa riqueza no Sertão e realizando junto aos beneficiários/as do projeto atividades coletivas para beneficiamento de frutas.

Segundo o coordenador do projeto, Marcos Almeida, a realização dos cursos nesse período é uma forma de aproveitar a temporada das frutas e não desperdiçar a matéria prima, transformando-a em diversos produtos que podem ser armazenadas e consumidos no decorrer do ano, garantindo segurança alimentar e geração de renda para as famílias.

Na Comunidade de Lapinha, município de América Dourada, foi realizado o Curso para Beneficiamento previsto no planejamento comunitário, com 16 horas de duração. Nessa comunidade a atividade contou com a presença de beneficiários/as do projeto e dos técnicos Carlos Alex e Valterlucia Alves. Outro curso realizado também neste mês de janeiro ocorreu na comunidade de Mato Verde, município de Canarana, atividade executada pelo técnico Marcos Inácio, que contou com a presença de 19 beneficiários/as. Está previsto no planejamento do projeto a execução de mais 04 cursos em diversas comunidades quilombolas do projeto Ater.

Durante as atividades foram trabalhados assuntos relacionados à alimentação saudável, boas práticas de aproveitamento de frutas nativas com foco maior no umbu.  Também foi tratado do tema da higienização e manipulação dos alimentos. Os participantes produziram durante a atividade compotas, mousse, polpas, licores diversos, pudins e geleias. Ao final de cada atividade é realizada degustação e confraternização entre os participantes.

 

Rua Itália, n° 349, Fórum, Sede Irecê/BA-CEP: 44.900-000, Tel: (74) 3641-1483 / Anexo: Rua Itália, n° 367, Fórum, Irecê/BA
CEP: 44.900-000. Tel: (74) 3641-1483, e-mail: contato@caabahia.org.br